sábado, 3 de abril de 2010

O que é a Páscoa?

Categoria:

Naquele dia o Senhor tirou do Egito as tribos do povo de Israel. Êxodo 12:51

A festa da Páscoa é uma comemoração originalmente judaica que lembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A palavra hebraica pessach, que deu origem à palavra páscoa em português, significa literalmente "passar por sobre" ou simplesmente "passagem".

Esse nome surgiu por causa da tradição de que o anjo da morte "passou por sobre" as casas assinaladas com o sangue do cordeiro e não fez mal aos primogênitos que ali havia, mas poupou os primogênitos dos egípcios.

Isso ocorreu no dia 14 de nisã de 1445 a.C. Nisã era o primeiro mês do calendário hebreu. No dia seguinte, 15, o povo saiu das terras de faraó, indo em direção ao Mar Vermelho e à terra prometida.

A partir daí, todos os anos, nessa mesma época, os judeus celebravam a festa pascal como uma espécie de "dia da independência". Nesse dia, eles matavam os cordeiros pascais, assavam sua carne e comiam com pães sem fermento e ervas amargas. Tudo era feito em família. Os órfãos ou pessoas que não tinham parentes podiam ser eventualmente convidados para participar com uma família que não fosse a sua, desde que todos fossem judeus.

Com a vinda de Cristo, a Páscoa passou a ter um significado adicional, que é a libertação do pecado. Nela comemora-se a ressurreição de Jesus e a nossa salvação. Para a cristandade, é a partir da Páscoa que todas as outras datas religiosas são estabelecidas.

A Páscoa é, de fato, uma data muito bonita. O grande problema é que o comércio deturpou muito sua imagem original, enchendo-a de chocolates e símbolos que não têm nada a ver com as razões pelas quais foi instituída. A maioria das pessoas mal toma consciência do significado bíblico desse feriado. Páscoa não é o dia do coelho que bota ovos de chocolate (que são símbolos de rituais pagãos). Ela é o dia de Cristo. É a libertação divina da escravidão do pecado.

Lembre-se disso querido desbravador e tenha uma BOA PÁSCOA.

Fonte do texto: Inspiração Juvenil 2005 - Curiosidades no Mundo de Deus - CPB 

Leia também:

9 Comentários para " O que é a Páscoa?"

03/04/2010, 23:25

Desbravadores e Líderes, desejos de um dia muito abençoado na presença de Deus. Tenham uma ótima páscoa! Forte abraço do diretor!

celia turra
04/04/2010, 09:51

Desejo a todos uma feliz pascoa lembrando sempre no verdadeiro significado desta data cristã tao especial. saudações.

Gabriela Turra
04/04/2010, 10:08

A Pascoa significa a ressurreiçao de Cristo, a libertaçao do pecado de todos nós. mas é sempre bom comer um chocolate...

Willya\m
04/04/2010, 18:40

ótima Páscoa a todos!! Que Deus Abençõe a Todos! obs.: Pouca gente vai ganhar Stars Em Leandro! heheh
Grande Abraço!

04/04/2010, 20:15

Que nesta Páscoa Cristo possa ressurgir com mais vida em nossos corações. Feliz páscoa a todos os desbravadores. Edna Fortes

05/04/2010, 13:47

Feliz Páscoa a todos.Que Jesus
habite sempre em nossos corações.Ah!!e um chocolatinho não faz mal a ninguém**

Anubia
06/04/2010, 14:00

feliz Pascoa Para todos atrasado mas antes tarde do que nunca
que deus abençoe todo o nosso clube

leticia
06/04/2010, 20:44

Feliz Páscoa a todos os desbravadores e que nesta Páscoa todos possam refletir no verdadeiro sentido desta data.São os votos de Leticia Barbosa e familia.

bruna v.
07/04/2010, 16:43

ola!tudo bem galera da ursa maior, gostei disso de o Clube SIRIUS estar tao atualizado assim...

UMA FELIZ PASCOA(atrasada), t+ ver no domingo no clube...
(quero os 15 stars...hehe)!