terça-feira, 2 de novembro de 2010

VI Campori MOSR 2010 - Código de Conduta e Ética


O Campori/Aventuri da MOSR tem como objetivo proporcionar aos clubes de Desbravadores e Aventureiros a oportunidade de voltarem as ‘raízes’ de nosso movimento, por isso escolhemos o título Pioneiros da Esperança.

Esta filosofia de redescoberta da nossa identidade permeará em todos os nossos eventos, incluíndo nosso código de ética, leis do acampamento e procedimentos.

Nosso código de normas no acampamento será uma extensão dos ideais dos Aventureiros e Desbravadores. O código é válido para qualquer acampante (pais, apoio, líder, desbravador ou aventureiro). Deve ser lido, debatido e assinado por todos os participantes do seu clube. O Código de Conduta e Ética deverá ser entregue entre os documentos da pasta de pré requisitos do seu clube, assinados por todos os Desbravadores e Líderes da sua caravana.



LEGISLAÇÃO DO CAMPORI

1. Por amor a Jesus, farei sempre o meu melhor.
Entendo que ao fazer parte do Campori/Aventuri estarei num evento com um código próprio e concordei em me submeter e colaborar com a filosofia, propósitos e líderes deste evento. Aceito minha responsabilidade em ajudar com minha inscrição, trabalho e cooperação. Não causarei tumultos, badernas, vandalismos ou reclamações, procurando sempre ajudar em tudo o que for possível, pois o Campori/Aventuri é de todos nós e responsabilidade de todos nós. Não irei reclamar, mas me oferecerei para tornar as coisas melhores do que as encontramos.

2. Jesus me ajuda a ser; obediente, puro, bondoso e colaborador.
Obedecerei meus pais, meus líderes, regionais da MOSR, Pastores e dirigentes do Campori/Aventuri. Concordo que qualquer Regional da MOSR seja qual for sua região, qualquer Pastor e líderes comissionados pelo Campori são autoridades para me orientar e com as quais vou colaborar, antes, durante e depois de encerrado o evento.
Eu Desbravador ou Aventureiro me comprometo a sempre estar identificado por meu crachá. Nunca deixarei o local do Campori/Aventuri sem autorização.
Eu Aventureiro, durante o Aventuri nunca ficarei sozinho ou conversarei com estranhos que não sejam da equipe de Segurança, ou Desbravadores que conheço. Sempre estarei com meus conselheiros, pais ou diretores.
Eu líder de Aventureiros nunca deixarei os Aventureiros de meu clube sozinhos ou perdidos.

3. Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal.
Entendo e respeito o que a Igreja Adventista do Sétimo dia orienta sobre o namoro e pureza dos relacionamentos. Durante o Campori/Aventuri evitarei contatos físicos para que não seja exemplo negativo ou mal interpretado por crianças e juvenis presentes.

4. Guardarei a Lei dos Desbravadores, serei um servo de Deus e um amigo de todos.
Não zombarei de ninguém, nem farei cantos ou gritos de guerra que diminuam meus irmãos de outros clubes. Não serei agressivo nem em palavras nem em ações com ninguém, quer seja meu colega ou oficial/dirigente do evento.

5. Observar a devoção matinal.
Estarei em todos os cultos com minha Bíblia. Serei pontual.

6. Cumprir fielmente a parte que me corresponde.
Eu serei econômico no uso da água durante o Campori/Aventuri, escovar os dentes e lavar a louça com a torneira fechada nos momentos que não estiver enxaguando, usarei de coerência no tempo que uso o chuveiro entendendo que outros acampantes também esperam por sua vez, colocarei o lixo no lugar certo, taparei os buracos que fizer, recolherei o lixo deixado depois de desarmar acampamento e colocarei no local orientado. Farei minha parte, ainda que eu veja outros não fazerem a sua!

7. Cuidar de meu corpo.
Manterei nosso acampamento livre de drogas, cigarro, bebida alcoólica e chimarrão. Nossa cozinha terá os mais altos princípios de saúde e oferecerá alimento o mais natural possível, gostoso e vegetariano. Não usaremos refrigerantes com ‘Cola’, nem café e bebidas do gênero. Minhas roupas serão descentes, mesmo nas horas que irei para os locais de banho. Não usarei máscaras, nem penteados subversivos. Como menino; terei o cabelo curto e nenhum de nós, meninos ou meninas usará pircings, brincos, colares ou pulseiras de nenhum tipo.
Não deixarei facas, machados ou canivetes ao alcance dos irmãozinhos Aventureiros.
Não levarei animais para o evento e nenhum tipo de fogos de artifício.
Darei ao meu corpo o descanso que merece e respeitarei o horário de silêncio dos outros acampantes.

8. Manter a consciência limpa.
Não levarei revistas seculares, rádio, TV, mp3 ou outros recursos de mídia para o Campori, pois estarei em contato com Deus nestes dias, ouvindo a rádio do Campori/Aventuri e conhecendo amigos reais! Minha boca não vai proferir palavras sujas, palavrões, ofensas, deboches, vaias ou agressões verbais a ninguém.
Não vou mentir sobre meu clube, nem tentar enganar os avaliadores nas provas e eventos eu participar. Aceitarei a vitória de meu irmão como minha vitória!

9. Ser Cortez e obediente.
Serei Cortez e gentil na hora do banho e da alimentação dando oportunidade e preferência aos líderes no comando do Campori/Aventuri, equipes de apoio ou seguranças que precisam chegar antes do que eu aos compromissos. Darei preferência aos Aventureiros para o uso dos sanitários ou chuveiros quentes, entendendo as necessidades dos meus irmãozinhos Aventureiros que são diferentes do que as minhas.
Farei do Aventureiro, meu irmão mais novo e alvo de meus maiores cuidados, na hora do banho, alimento e sono! Respeitarei seus limites e capacidades e farei de tudo para que desejem fazer parte dos Desbravadores quando atingirem esta idade.
Caso veja um Aventureiro sozinho ou perdido, ajudarei imediatamente ele encontrar seu clube e líderes! Ao correr, marchar ou desempenhar minhas atividades na área de camping terei o máximo cuidado com meus irmãozinhos Aventureiros, não deixando ferramentas soltas pelo caminho, não andando de bicicleta na área do Campori/Aventuri ou fazendo qualquer coisa que possa feri-los por acidente ou descuido.
Nunca sairei, nem permitirei que ninguém saia do Campori/Aventuri e seus limites sem as devidas autorizações.
Denunciarei aos seguranças qualquer atividade estranha ou indivíduo estranho a ser visto no acampamento. Vendedores ambulantes, indivíduos não identificados pelo crachá ou semelhantes.

10. Andar com reverencia na casa de Deus.
Não conversarei durante o culto ou louvor, serei reverente ao cantar, orar e ouvir. Farei silencio quando pedido e nunca sairei sem a programação terminar. Irei ao banheiro antes ou depois do programa no auditório. Levarei meu banquinho ou cadeira para o Aventuri e me sentarei nos lugares indicados durante o culto. Não usarei de gritos ou assobios nestes momentos.

11. Ter sempre um cântico no coração.
Ainda que surjam imprevistos ou circunstancias indesejadas durante o evento ou em meu acampamento, não me abaterei, não deixarei o mau humor ou indisposição me dominarem e manterei a alegria de quem louva o Senhor a cada dia, por cada amanhecer.

12. Ir onde Deus mandar.
Nosso clube dará o melhor testemunho possível a todos os presentes ou nos projetos e eventos que participarmos.
Como Desbravador ou Aventureiro obedecerei meus pais e meus líderes durante todo o evento.
Como líder, obedecerei meu Pastor e os líderes do evento, entendendo que devo colaborar com eles para ajudá-los a achar as soluções em lugar de causar mais problemas. Serei paciente, colaborador e zelarei pela união de todos os clubes e líderes no Campori/Aventuri.


PROCESSOS DISCIPLINARES E PENALIDADES

1. Quais são as faltas puníveis?
Qualquer transgressão do código descrito acima.

2. Quais as penalidades?
Todas as faltas serão encaminhadas na forma escrita e especificada ao tribunal do Campori. O tribunal terá todos os poderes para julgar cada caso e decidir qual o demérito que lhe recai.
- Advertência: O Tribunal é notificado, caso o Tribunal não considere a notificação passível de débito de pontos (falta leve), a advertência fica registrada e arquivada. Na terceira ocorrência, somam-se para acrescentar uma falta leve. Toda falta deve estar especificada. Uma advertência, ainda que não seja falta leve pode custar a impecabilidade em alguma área avaliada como silêncio, reverencia e outros.
- Falta Leve: 50 pontos
- Falta Moderada: 200 pontos
- Falta Grave: 500 pontos
- Falta Gravíssima: O clube cai de padrão, perde mais 1000 pontos e poderá ser privado do próximo evento da MOSR ou USB.
- Falta Intolerável: O Pastor e Diretor do faltoso têm um prazo de 1h para remover permanentemente o faltoso da área do Acampamento, sem devolução de taxas, o faltoso está automaticamente impedido de participar do próximo Campori da MOSR ou USB. O clube poderá cair de padrão, ser suspenso e de qualquer jeito perderá 3000 pontos.

3. Quem pode fiscalizar e notificar a disciplina?
- Todos os pastores presentes.
- Todos os membros da equipe de Segurança do Campori/Aventuri.
- Durante um evento, a equipe de apoio daquele evento.

4. A quem você deve recorrer se desejar?
O tribunal do Campori, composto do grupo dos pastores distritais da MOSR julgará todos os inconvenientes. Você poderá pleitear a sua causa através do seu pastor distrital, mas este não poderá julgar a sua causa, apenas repassará ao grupo do Tribunal do Campori/Aventuri.

5. Como trabalha o Tribunal do Campori?
Eles trabalham em turnos e equipes definidos pelo Supremo Juiz. Ninguém do Departamento Jovem/Desbravadores da MOSR fará parte do Tribunal.

Leia também:

Nenhum comentário para " VI Campori MOSR 2010 - Código de Conduta e Ética"